FGF define formula da Divisão de Acesso e divulga tabela do terceiro turno

Fonte FGF: 

A reunião do Conselho Técnico do Campeonato Goiano da Divisão de Acesso 2018 oficializou as diretrizes da competição, que em função de decisão do Conselho Técnico a segundona 2018, excepcionalmente esse ano, terá o acesso de quatro equipes. A reunião foi realizado na tarde desta terça-feira (8). O Campeonato será iniciado no sábado, dia 21 de julho, primeiro final de semana após o encerramento da Copa do Mundo da Rússia estendendo-se até o domingo, dia 30 de setembro.

Foi aprovado por unanimidade, a mesma fórmula das cinco últimas edições do Goianão, sem as semifinais e a Final, uma vez que o grande objetivo é o acesso ao Goianão 2019.

Os 10 times participantes jogam 14 partidas, sete em casa e outras sete fora de casa, contagem corrida de pontos ganhos, quando os quatro primeiros colocados alcançam acesso ao Goianão 2019 enquanto os dois últimos colocados são rebaixados para a Terceira Divisão em 2019.

Em 2018 os 10 clubes integrantes do Campeonato são: América de Morrinhos, Aseev de Paraúna, Crac de Catalão, Goianésia, Goiânia, Jaraguá, Jataiense de Jataí, Novo Horizonte de Ipameri, Santa Helena e Trindade.

Os times participantes têm até a segunda-feira, dia 15 de julho, para protocolar os contratos dos jogadores que irão atuar na partida de estreia na Divisão de Acesso 2018. O último dia útil anterior ao da 3ª Rodada do 2º Turno, será o prazo limite para os jogadores ganharem condição de jogo para o Campeonato.

Sistema de disputa

A fórmula de disputa, idêntica à das últimas cinco edições do Goianão, de 2014 a 2018, sem as semifinais e a Final. Nela, as 10 equipes estão divididas em dois grupos de cinco times cada, formados a partir de cinco duplas regionalizadas sorteadas, ficando cada dupla em cada um dos dois grupos.

O Grupo A é formado por Jaraguá, Santa Helena, Goiânia, Novo Horizonte e Aseev enquanto o Grupo B é composto por Jataiense, Goianésia, Trindade, Crac e América. Os jogos acontecem grupo contra grupo, em ida e volta, nos dois primeiros turnos e dentro dos respectivos grupos no 3º Turno, somente ida, totalizando 14 partidas para cada time, sete em casa e sete fora de casa, contagem corrida de pontos ganhos, quando os quatro primeiros colocados alcançam acesso ao Goianão 2019 enquanto os dois últimos colocados são rebaixados para a Terceira Divisão em 2019, sempre independente de grupo.

 

Tabela do terceiro turno

Tendo em vista que o 3º Turno será a reta de chegada do Campeonato e os jogos serão somente de ida, houve por bem a FGF fazer a distribuição bem como a sequência desses 20 jogos, os 10 de cada um dos dois grupos, ou seja, a Tabela do 3º Turno por sorteio, à qual ficou assim definida:

III – TURNO  

1ª RODADA
         Jaraguá    x     Aseev
    Santa Helena    x    Goiânia
         Jataiense    x    Goianésia
            Crac    x    América
Folgam: Novo Horizonte e Trindade
           2ª RODADA
          Aseev    x    Santa Helena
   Novo Horizonte    x    Jaraguá
       Goianésia     x    Crac
       Trindade   x    Jataiense
Folgam: Goiânia e América
            3ª RODADA
        Goiânia      x   Novo Horizonte
    Santa Helena      x         Jaraguá
        América        x       Trindade
            Crac       x       Jataiense
Folgam: Aseev e Goianésia
               4ª RODADA
          Aseev     x   Novo Horizonte
         Jaraguá    x      Goiânia
       Goianésia    x     Trindade
        Jataiense    x      América
Folgam: Santa Helena e Crac
            5ª RODADA
        Goiânia     x     Aseev
   Novo Horizonte    x    Santa Helena
        América     x    Goianésia
       Trindade     x    Crac
Folgam: Jaraguá e Jataiense
Quantidade de atletas
 Idem, desde 2014, a quantidade de atletas até 22 anos de idade, ou seja, nascidos a partir de 1º de janeiro de 1996, continua em sete por partida dentre os 18 que constam da súmula, por time, nos jogos.
Divisão de Acesso a partir de 2019
Em proposta apresentada pelo Trindade, foi aprovado por unanimidade, que a partir de 2019, o Campeonato Goiano da Divisão de Acesso passará a contar com 8 equipes participantes. No caso de 2019, serão os quatro remanescentes da Divisão de Acesso 2018, os dois rebaixados do Goianão 2018, Anápolis e Rio Verde e os dois que alcançarem acesso na Terceira Divisão 2018.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *